Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Aosa parviflora (Schrad. ex DC.) Weigend LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-08-2012

Criterio:

Avaliador: Eduardo Pinheiro Fernandez

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Aosa parviflora é uma espécie ruderal, invasora em diversas regiões do Brasil. Conhecida popularmente como "cansação", ocorre com frequência em ambientes degradados, formando populações enormes e dominantes na paisagem, como reporta o especialista M. Bovini para a Ilha das Cagarras, no Rio de Janeiro. Seu aparente diminuto esforço de coleta pode ser atribuído principalmente ao fato de ser uma planta invasora e difícil de ser coletada por ser altamente urticante; com uma ampla distribuição entre os Estados da Bahia e São Paulo, em diversas tipologias vegetacionais, a espécie foi considerada "Menos Preocupante" (LC) em relação ao seu risco de extinção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Aosa parviflora (Schrad. ex DC.) Weigend;

Família: Loasaceae

Sinônimos:

  • > Loasa parviflora ;
  • > Mentzelia urens ;
  • > Loasa brasiliensis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Formalmente decrita na obra Taxon 55(2): 464. 2006., a espécie é conhecida popularmente como "cansação". É uma erva reptante, com tricomas lisos e agudos, caracterizada pelo hábito ereto, as folhas alternas, a lâmina foliar lobada ou fendida e a presença de tricomas glandulares nos ramos e nas folhas causando sensação pegajosa e urticante ao toque (Pacheco, 2002; Bovini; Giordano, 2005).

Distribuição

A espécie parece representar um endemismo do Brasil, com registos entre o Nordeste e Sudeste brasileiro, nos estados da Bahia, Minas Gerais até São Paulo (Pacheco, 2002), passando por Espirito Santo e Rio de Janeiro (Bovini; Giordano, 2005). Weingend (2012) não fornece dados a respeito do grau de endemismo ou distribuição deste táxon.

Ecologia

Planta herbácea, terrícola; ocorre em restingas estingas e Floresta Atlântica Pluvial da costa Atlântica (Bovini, Giordano, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi cosndierada Extinta (EX) em avaliação de risco de extinção empreendida para o estado de São Paulo (SMA-SP, 2002).

Referências

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- WEIGEND, M. Loasaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000150>. Acesso em: acessado em 26/07/2012.

- PACHECO, A.M.F. Loasaceae. In: M.G.L.Wanderley, G.J. Sheperd & A.M.Giulietti (eds.). 2002. 159-161 p.

- BOVINI, M.G.; GIORDANO, L.C.S. Loasaceae Lindl. no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Acta botanica brasilica, v. 19, n. 2, p. 265-271, 2005.

Como citar

CNCFlora. Aosa parviflora in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Aosa parviflora>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/08/2012 - 17:04:50